sexta-feira, 25 de março de 2016

Ipatinga: a capital do Vale do Aço

Localizada no Vale do Aço, a 200 km de Belo Horizonte pela BR 381. Ipatinga é uma cidade  industrial devido à atividade siderúrgica em cidades próximas e a instalação da Usiminas (na foto ao lado de Elvira Nascimento) , que trouxe muito investimento para a cidade. Sua população, segundo o IBGE em 2017 era de 261.203 habitantes, sendo o décimo município mais populoso de Minas Gerais. 
Tradições culturais como o artesanato e o congado das comunidades rurais se fazem presentes no município, bem como atrativos recreativos, a exemplo do Parque Ipanema, do Shoping do Vale do Aço e da Usipa. Parte do entretenimento em Ipatinga é fruto de investimentos da Usiminas destinados à comunidade, cabendo ressaltar nesse ponto o Centro Cultural Usiminas, que sedia espetáculos culturais de relevância regional ou mesmo nacional. De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, as intensas manifestações, grupos teatrais e eventos diversos concedem ao município o título de segundo polo cultural de Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte.
O município administra cinco parques municipais, sendo eles: Ipanema, Samambaias, Parque das Montanhas, Parque Ecológico das Águas e Parque da União. Dentre esses se destaca o Parque Ipanema (na foto acima de Elvira Nascimento), que é a maior área verde urbana de Minas Gerais, com cerca de 1 milhão de m² com lago, pistas para caminhada, passeios de bikes,  quadras esportivas e jardins projetos por Burle Marx. Nesse parque estão inseridos o Estádio do Ipatingão e o cartódrono Emerson Fitipaldi. 

Nenhum comentário:
Faça também comentários