Museu Histórico Abílio Barreto: Memória, contextos e temporalidades de Belo Horizonte



Inaugurado em 1943, é a instituição que guarda parte significativa da história de Belo Horizonte. Sua função é recolher e preservar itens que contribuam para a compreensão da dinâmica sócio-histórica da cidade, reunindo um acervo múltiplo e revelador dos vários sentidos e trajetórias da capital e de seus cidadãos. Sua finalidade é tornar público o acesso aos bens culturais preservados, fomentando a participação dos cidadãos na construção da memória e do conhecimento sobre a cidade.

Situado no bairro Cidade Jardim, seu conjunto arquitetônico compreende o casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883, e o moderno edifício-sede, inaugurado em dezembro de 1998, primeiro local originalmente concebido e edificado para abrigar um museu na capital. Na área externa, estão os abrigos para o bonde elétrico e a locomotiva a vapor, o palco ao ar livre e os jardins concebidos como local de educação e lazer.

O Museu oferece aos visitantes exposições de longa, média e curta duração que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte, atividades de educação patrimonial relacionadas à proteção de bens culturais e à valorização de acervos sobre a história local e a memória social da cidade, além de intervenções museais fora de sua sede. Oferece ainda eventos de difusão cultural em seu palco ao ar livre e no auditório, reafirmando seu papel como lugar de disseminação e valorização da produção cultural local (Foto Nathalia Turcheti).

Horários de visitação:

Exposições: terça, sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h; quarta e quinta-feira, das 10h às 21h.

Biblioteca: terça a sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 17h.

Loja: terça a domingo, das 9h às 17h.

Café do Museu: terça a domingo, das 10h a 0h.

Área Externa: terça, sexta, sábado e domingo, das 7h às 18h; quarta e quinta-feira, das 7h às 21h.


Endereço:
Avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim. | CEP: 30.380-002 – Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3277-8573 – Fax: 3277-8572
E-mail: mhab.fmc@pbh.gov.br

Saiba mais sobre o Museu Histórico Abílio Barreto: http://ow.ly/fD9fk

Nenhum comentário:

Postar um comentário