A origem do Doce de Leite - 50% da produção no país é mineira



Minas Gerais é de grande riqueza gastronômica e tem vários sabores próprios que nos distingue das demais regiões. Mas hoje vou escrever sobre a minha total adoração ao açúcar. Sempre tive o doce de leite como o verdadeiro sabor de Minas. Mesmo sabendo que a sua origem não pertence a essas agradáveis terras montanhosas.

A explicação desta minha concepção, talvez esteja nas saborosas lembranças de minha infância. Em um enorme fogão a lenha de nossa casa sempre havia um, também enorme, tacho cozinhando um delicioso doce de leite nas suas mais diversas formas. Era a sobremesa perfeita para todas as ocasiões. Para fazer os tradicionais cajuzinhos, o doce de leite cozinhava até uma consistência pastosa. O tacho era retirado do fogo e o amendoim acrescentado aos poucos, até dar ponto para enrolar os docinhos. Simplesmente, insuperável esse modo de preparo de cajuzinhos.

Não sou só eu que oferece ao doce de leite o lugar de destaque que ele merece. Os dados apontam que Minas Gerais vê o produto como uma de suas preferidas sobremesas e fontes de renda. Responsável por um terço da produção nacional de leite, o Estado possui o maior parque industrial de laticínios do Brasil e detém 50% da produção de doce de leite. Diversas marcas mineiras disputam o Concurso Nacional de Produtos Lácteos e, a marca Doce de Leite Viçosa, fabricada na cidade de mesmo nome, sagrou-se pentacampeã na edição do evento de 2011.
Se não é essencialmente mineiro, de onde surgiu o doce de leite?

OrigemA humanidade teve que aprender a conservar o leite para durar mais tempo e variar o seu consumo. Mas, sobre onde e quando, exatamente surgiu o doce de leite, não há certezas.

Uma das versões e que ele surgiu Argentina, em 17 de julho 1829, durante um encontro entre os generais Lavalle e Juan Manuel de Rosas para estabelecer os termos finais do acordo para posteriormente convocar as eleições gerais. Por esquecimento, a cozinheira do acampamento deixou uma panela de ferro com leite e açúcar no fogo. Foi quando um soldado passou o dedo na pasta e fez comentários excelentes sobre o sabor do leite doce que tinha se formado, por descuido da cozinheira. Desse desastre culinário, nasceu o doce de leite.

Porém, um especialista em história da cozinha, o argentino Víctor Ego Ducrot, escreveu em seu livro “Los Sabores de la patria”, que já no século XVIII se preparava o doce de leite no Chile. Portanto, as dúvidas da origem do doce de leite ainda permanecem. (Fonte: Diário do Aço - 26/02/1012)

Tipos de Doce de Leite


No Brasil, costumava ser feito por pequenas marcas ou artesanalmente (principalmente no estado de Minas Gerais), mas nos últimos anos grandes marcas tem apostado neste mercado. Em outros países há marcas tradicionais de doce de leite que vendem em escala muito maior. Na Argentina, as marcas mais populares são La Serenísima e Gándara. Já na Venezuela, o doce é tradicionalmente feito na cidade de Coro, onde é vendido puro ou com chocolate (dulce de leche con chocolate).


No México, ele é chamado de cajeta por associação às pequenas caixas de madeira nas quais o doce é vendido. Nesse país, o doce é feito com metade de leite de vaca e metade de leite de cabra.


Recentemente, o doce de leite ganhou popularidade no EUA, graças ao lançamento de um sorvete de doce de leite pela empresa Häagen-Dazs em 1997. É o terceiro sabor mais vendido pela empresa, atrás apenas de Baunilha e Fudge Ripple.



Receita de doce de leite pastoso


Ingredientes
8 xícaras (chá) de leite
4 xícaras (chá) de açúcar


Modo de Preparo
Numa panela, junte o leite e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar dissolver (cerca de 10 minutos). Cozinhe, mexendo sempre para o leite não ferver, por mais 1 hora ou até o creme engrossar e adquirir uma cor de caramelo-claro. Se necessário, deixe por mais tempo para atingir o ponto certo.
Quando o doce estiver com a cor de caramelo, retire a panela do fogo e deixe esfriar. Transfira para um pote de vidro esterilizado e guarde na geladeira por, no máximo, 10 dias.

Receita Caseira de Doce de Leite em Pedaços
 


Ingredientes:


10 litros de leite
2,200 quilos de açúcar refinado
½ colher de chá de Bicarbonato de Sódio


Modo de preparo


Adicione o bicarbonato ao leite ainda frio. Misture e leve ao fogo. Acrescente o açúcar quando o leite começar a ferver. Quando a mistura ferver, coloque um prato fundo dentro da panela, de boca para baixo, para não entornar.Retire o prato quando a massa engrossar e mexa com rapidez até chegar ao ponto. Desligue e bata o doce até endurecer um pouco mais. Despeje em uma forma coberta com papel celofane e deixe resfriar.
Corte em cubos e aprecie com moderação, pois este doce é irresistível! 



Cheesecake de doce de leite


Relatos históricos dão conta de que a cheesecake já era servida em 776 a.C. Com a conquista da Grécia pelos romanos, a receita desta iguaria mudou de mãos. E assim foi se espalhando até se popularizar pelo mundo. A receita foi recriada, porém sem descaracterizar o ingrediente principal que é o queijo. Várias propostas de coberturas surgiram. O doce de leite é uma delas e que “casa” super bem com o queijo. Parece até coisa de mineiro.

Massa
150 a 200g de biscoito tipo maisena
100g de manteiga
30g de açúcar
Recheio
400g de cream cheese; 2 ovos; 30g de maisena (2 colheres de sopa); 1 colher (chá) de essência de baunilha; 180g de açúcar (1/2 xícara); 100ml de iogurte natural ou creme de leite

Cobertura
Doce de leite

Massa
Triture os biscoitos no processador. Derreta a manteiga e misture com os biscoitos e o açúcar. Forre o fundo de uma forma redonda com 25cm de diâmetro (fundo removível) com a massa de biscoitos, apertando bem. Leve a massa ao forno aquecido (180°C) por aproximadamente 7 a 10 minutos, ou até que esteja levemente dourada. Deixe esfriar enquanto prepara o recheio.
Mantenha o forno ligado.

Recheio
Bata o cream cheese no processador com o açúcar e a maisena. Bata os ovos em uma tigela e junte à mistura do processador.
Por fim, acrescente a essência de baunilha e o creme de leite (ou iogurte). Coloque sobre a massa de biscoito já assada e volte ao forno (180°C) por aproximadamente 50 minutos, ou até que a massa esteja firme, mas ainda clara. Não asse demais, pois o recheio pode rachar. Leve à geladeira por 6 horas ou de um dia para outro. Cubra com doce de leite à gosto, e sirva em seguida.

Doce de leite na panela de pressão



Ingrediente
1 lata de leite condensado

Modo de fazer
Colocar a lata de leite condensado (sem abrir) dentro de uma panela de pressão.
Depois colocar água na panela até cobrir a lata
Levar ao fogo e cozer por 30 minutos, no fogo médio
Depois que a lata estiver esfriado muito bem, abrir e o doce estará pronto. (Nunca abra a lata quente porque ela espirrará o doce)



Nenhum comentário:

Postar um comentário