Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A história da Fazenda Santa Clara

 (Por Arnaldo Silva) A Fazenda Santa Clara fica em Santa Rita de Jacutinga, charmosa cidade da Zona da Mata, com cerca de 5 mil habitantes que faz divisa com os municípios de Rio Preto, Bom Jardim de Minas, Passa Vinte. É a maior atração turística do município que fica apenas 140 km de Juiz de Fora,190 km do Rio de Janeiro e 380 km de Belo Horizonte.
História da Fazenda Santa Clara
          A história da fazenda começou no final do final do século XVIII, quando o fazendeiro e minerador, Luiz Fortes de Bustamante e Sá, natural de São João Del Rei, foi agraciado com o cargo de guarda-mor do registro de Rio Preto. Um guarda-mor era um oficial nomeado pela Coroa Portuguesa, tendo como função proteger o Rei, comandar sua guarda pessoal e cuidar de seus bens em sua ausência. Mas Luiz desistiu do cargo, sendo substituído pelo seu irmão, Francisco Dionísio Fortes de Bustamante, que mudou com a esposa e filhos para a região, por volta de 1800.
          Em 1824, Francisco Tereziano Fortes de Bustamante, filho de Dionísio Francisco, recebeu do governo imperial uma sesmaria de terras e nestas terras, ergueu a Fazenda Santa Clara. 
          A construção teve início em 1805, levou 15 anos para ser construída e totalmente concluída, com decoração, entalhes e detalhes em 1856. Após sua morte, sua esposa, a viscondessa de Monte Verde, dona Maria Tereza de Souza Fortes, assumiu a fazenda, que depois de falecida, deixou a fazenda para seu irmão, Carlos Teodoro de Souza Fortes, já que a viscondessa não teve filhos. 
          Com o fim da escravidão, pela enorme estrutura da fazenda, bem como a manutenção do casarão, as dificuldades para pagar mão de obra e manter toda a estrutura da propriedade eram grandes. As dívidas aumentavam, até a fazenda ser hipotecada, estando em posse de um banco por 20 anos até ir a leilão, tendo sido arrematada pelo Comendador Modesto Leal e vendida em 1924 para o Coronel João Honório, sendo a Santa Clara, hoje, propriedade de seus descendentes.  
Uma das maiores construções rurais da América Latina 
          Ao todo, a Fazenda Santa Clara tem 6 mil m² de área construída, com 365 janelas, uma para cada dia do ano, 54 quartos, 12 salões, 3 cozinhas, 2 terreiros de café, uma capela, um mirante, senzala, masmorra, etc. 
          É considerada uma das maiores construções rurais da América Latina. Trabalho de construção feito por escravos, erguida em vigas de madeira e pau-a-pique, com decoração e ornamentação interna, totalmente com mobiliário, requintado, luxuoso, trabalhado em madeira bruta, feitos pelos melhores marceneiros e artistas da época.
          No entorno da fazenda um enorme terreiro de café, chama a atenção por sua dimensão, além da masmorra, construída de forma que impedisse qualquer tipo de fuga de escravos. 
          Mesmo assim, foi construído um mirante, que permitia ver toda a movimentação no entorno da fazenda, num ângulo de 360º graus, permitindo uma vigilância melhor da fazenda. Um detalhe interessante que neste mirante, construído no topo do casarão, foi instalado um relógio alemão, datado de 1840, em perfeito funcionamento até hoje. 
          É tradição no Brasil criar-se lendas e superstições, em torno de casarões antigos, com estórias que envolvem fantasmas arrastando correntes, tesouros escondidos, assombração, etc. Evidentemente, que a Fazenda Santa Clara não escapa dessas lendas, ainda mais por sua história, que envolve luxo, riqueza,  escravidão e sofrimento. Na tradição popular, tem muita estória. 
Castigos e masmorra
          Não se sabe ao certo quantos escravos trabalhavam na fazenda Santa Clara. Acredita-se que desde sua fundação, até o fim da escravidão, tenha sido usado na fazenda a mão de obra de cerca de  3 mil seres humanos escravizados. Esse grande número de seres humanos forçados a trabalhar como escravos, se explica pela enorme produção cafeeira da fazenda, exigindo muita mão de obra e com cercas de 14 horas de trabalho por dia. 
          Além de usar mão de obra escravizada, outro negócio paralelo ao café, aumentava em muito a riqueza dos proprietários. Era a comercialização de escravos para outros fazendeiros da região. 
          Seres humanos eram comprados e revendidos, ou mesmo, os filhos e filhas dos escravizados, eram vendidos, movimentando um comércio lucrativo na fazenda. (Nas fotos acima, a senzala e masmorra, onde os escravos dormiam e alguns dos instrumentos usados para castigar os escravos).
A Fazenda ontem e hoje
          A fazenda Santa Clara, guarda mais de 200 anos de história e tradição, tendo sua fachada tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórica e Artístico Nacional (IPHAN), bem com está em análise pelo órgão, o tombamento de sua parte interna. Para manter a conservação e preservar a história da fazenda, o local é aberto a visitação, com visitas acompanhadas por guias, com cobrança de uma taxa por pessoa. Esse valor é usado para a manutenção e preservação de um dos patrimônios de Minas Gerais e do Brasil.   
          Além de toda sua história, um detalhe curioso, são as telhas que cobrem o teto. Percebe-se que os tamanhos e formatos não são padronizados, se diferem uns dos outros. Isso porque, foram usados como moldes, as coxas dos escravos. Alguns tinham as coxas mais grossas, outros mais finas e por isso aconteciam essas variações nos formatos. Não eram telhas padronizadas, como vemos hoje. Assim surgiu a famosa expressão popular " feito pelas coxas". 
          Todos os meses turistas de várias partes do Brasil e até do exterior, vem à Fazenda Santa Clara para conhecer o casarão e toda sua história, percorrendo todos os cômodos possíveis, os salões, a senzala, a masmorra, os mobiliários da época, ouvindo com atenção as histórias contadas pelos guias.
          No casarão, o visitante tem a oportunidade entrar dentro da senzala e masmorra e conhecer em detalhes como era a vida dos centenas de escravos da fazenda, bem como os instrumentos usados para castigos e o mirante, construído para vigiar os escravos e a fazenda. 
         No interior do casarão, o mobiliário chama a atenção pelo luxo e arte muito bem feitas. Um tapete persa de mais de 20 metros quadrados é um dos atrativos, numa sala luxuosíssima, rodeada por mobiliário requintado de época. Outro atrativo é um espelho todo coberto em ouro e vários móveis como cristaleiras, cadeiras, lustres e outros objetos de grande valor histórico e cultural, pela beleza e requinte como foram trabalhados. 
          Por essa rica história e construção exuberante, a fazenda Santa Clara foi cenário da novela "Terra  Nostra"em 1999 e também da minissérie "Abolição", ambas da Rede Globo. 
     Na Região da Zona da Mata, existiam dezenas de fazendas de café com um rico patrimônio arquitetônico e cultural. Muitas delas ainda preservadas, mas de boa parte dessas fazendas, sobraram poucas peças para contar sua história. Ao contrário da Fazenda Santa Clara, foram conservadas boa parte da história da fazenda, bem como sua arquitetura e mobiliário. Por isso sua importância para Minas Gerais, um patrimônio que deve ser preservado. 
          A conservação da Fazenda Santa Clara até os dias de hoje é de grande importância para entendermos a história e o estilo de vida das oligarquias da época, bem como sua visão cultural, politica, religiosa e social, além, claro, de como viviam os escravos, o comércio de seres humanos e a forma como eram tratados. 
          Estar na fazenda, entrar nos suntuosos aposentos da imponente construção, descer à senzala e masmorra, é uma aula de história viva. 
          Isso porque a fazenda foi umas das mais ativas na produção cafeeira na época, no auge do Ciclo do Café. São histórias de riqueza, luxo, poder, também por simbolizar os horrores praticados durante os tempos da escravidão. 
          Impressiona por sua beleza, ao mesmo tempo, causa calafrios pela dor e sofrimento causados aos escravos, somente em ver os instrumentos usados para castigos e pela forma com que viviam na senzala, já arrepia e comove. 
          A Fazenda Santa Clara é a face da história da riqueza e escravidão no Brasil e conhecê-la é aprofundar-se de corpo e alma na nossa história, em especial, do século  XIX, durante o período da riqueza e poder, gerados pelo café, cuja a fazenda é o reflexo de tudo isso.
COMO VISITAR A FAZENDA SANTA CLARA
Endereço: Estrada Santa Rita - Rio Preto Povoado João Honório, Santa Rita de Jacutinga MG
Horário visitas: Todos os dias de 8 às 17 horas com guia. Cobra-se para entrar. Verifique os valores
Telefones: (32) 3291-1400 - (24) 2442-5703

(Todas as fotos desta edição são de autoria de Rildo Silveira)

47 comentários:

  1. Muito legal a história dessa fazenda . Estive lá e gostei muito. Parece que a gente vê os rostos dos personagens da novela quando caminhamos por lá...

    ResponderExcluir
  2. Como conseguimos entrar em contato com vocês? Tem como passar um telefone? Obrigada. Camila

    ResponderExcluir
  3. Interessante! Gostaria do contato de vocês.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. São tesouros que temos no Brasil,
    e que nos deixam orgulhosos.
    Parabéns ão responsaveis pelas informações.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de conhecer adoro história

    ResponderExcluir
  6. O que ninguém diz é que muitas desses janelas são pintadas, na época o propósito era acobertar o galpão da senzala.

    ResponderExcluir
  7. O que ninguém diz é que muitas desses janelas são pintadas, na época o propósito era acobertar o galpão da senzala.

    ResponderExcluir
  8. Foi construida em meados do séc XIX e não sec XVIII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fazenda Santa Clara foi construída no final do Século XVIII, segundo todas as fontes pesquisadas.

      Excluir
    2. Na verdade existe estudos datando de 1780 o inicio da construçao que tinha o objetivo de ser uma firtificaçao militar uma especie de presídio, com a funçao pe patrulhar a regiao denominada de "Áreas proibidas" posteriomente apartir de 1800 transformada em fazenda por Francisco Dionisío de Bustamante Fortes , entao Guarda-Mor do referido Presídio, transferindo o presídio e tomando posse das terras ,ja que sua familia ja ocupava a terra e minerava nela desde meados de de 1700!!!Com o seu tio João Pedro de Bustamante Fortes.

      Excluir
  9. Gostaria de receber informações sobre como visitar esta fazendal a partir de Belo Horizonte. Sou professora de Filosofia e estudo o século XIX. Costumo levar os meus alunos em viagens pelo Brasil e exterior. Agradeço o retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 h 19 min (376,9 km) via BR-040 e BR-267 é a distância de BH até a cidade. Basta ir á fazenda. Eles cobram taxa por pessoa e está aberta todos os dias, finais de semana inclusive. O telefone que me passaram da fazenda é este (32) 3291-1400

      Excluir
  10. Impressionante!! Parabéns para os proprietários que conseguem manter o local! História viva!!

    ResponderExcluir
  11. É um local impressionante. Belo e ao mesmo tempo, sombrio. Conhecer este local é um conflito de emoções, angústias e principalmente reflexão. Saí de dentro da senzala com calafrios ao ter contato direto com o local, onde seres humanos eram tratados com o pior lado da sociedade: escravidão. É assustador, mas pela reflexão que nos leva a ter, merece a visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho formação na arte de historiar !!!
      Mas somos decwndwntes deles, dos Indios e dos Portugueses...
      temos que nos arrepiar....

      Excluir
    2. Não tenho formação na arte de historiar !!!
      Mas somos decwndwntes deles, dos Indios e dos Portugueses...
      temos que nos arrepiar....

      Excluir
    3. Não tenho formação na arte de historiar !!!
      Mas somos decwndwntes deles, dos Indios e dos Portugueses...
      temos que nos arrepiar....

      Excluir
  12. Minha mãe viveu ai quando criança e sempre contava história pra gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Romilda,boa tarde,gostaria de saber se vc tem faceFace!!para conversar melhor!!abraco e

      Excluir
    2. Minha avó nasceu em 1918 nessa fazenda Maria Cruz de Souza filha de Nastacua cândido de Jesus

      Excluir
  13. Vendo essas imagens da senzala, tive vontade de chorar, comecei a lembrar de histórias q minha falecida avó me contava pois ela nasceu nessa senzala se viva fosse estaria fazendo 104 anos, meus bisovos e outros ancestrais nasceram e foram escravos nessa fazenda, fazenda muito linda mas marcada com o sangue dos meus ancestrais.

    ResponderExcluir
  14. Minha família meus tios, pai, nasceram nesta cidade de Santa Rita de Jacutinga-MG, Rio Preto-MG. originário, um dos dois cartórios devo encontrar documentos deles. Pedro Sabino da Silva Nascido em 1914 Rio Preto-MG Faleceu em Pindamonhangaba-SP, em 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também busco saber de meus parentes inclusive minha avó nasceu nessa fazenda, em 191, busco por parentes dela a mãe dela Anastacia cândido de Jesus, minha avó fugiu de Santa Rita com seus filhos nos escondeu o motivo até antes de morrer .

      Excluir
  15. Gostaria de conhecer, como faca para obter maiores informações.

    ResponderExcluir
  16. muito top msm fui la essa semana de carnaval .

    ResponderExcluir
  17. Linda..adoraria conhecer,mas pelo q vi nos comentarios ñ temos respostas

    ResponderExcluir
  18. Adoro história,principalmente do Brasil.Sempre que posso pesquiso sobre as fazendas históricas do Brasil.Infelizmente preservamos muito pouco de nossa história.É realmente lamentável lembrar da escravidão dos afros descendentes que houve no Brasil,porém é fundamental falar sobre o assunto para que as novas gerações não repitam os erros do passado.Historia é história não podemos mudar o que passou.Devemos conhecer o passado para viver um presente e futuro melhor.
    Parabéns aos herdeiros pelo trabalho de preservar nossa história!

    ResponderExcluir
  19. Patricia Catelan,vitoria ES.Outubro/2018
    Adoro história,principalmente do Brasil.Sempre que posso pesquiso sobre as fazendas históricas do Brasil.Infelizmente preservamos muito pouco de nossa história.É realmente lamentável lembrar da escravidão dos afros descendentes que houve no Brasil,porém é fundamental falar sobre o assunto para que as novas gerações não repitam os erros do passado.Historia é história não podemos mudar o que passou.Devemos conhecer o passado para viver um presente e futuro melhor.
    Parabéns aos herdeiros pelo trabalho de preservar nossa história!

    ResponderExcluir
  20. Como fazer pra visita entrar em contato com quem?

    ResponderExcluir
  21. Também gostaria de informações para visita. Qual o contato ?

    ResponderExcluir
  22. Contato para viaita !!!Como fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO VISITAR A FAZENDA SANTA CLARA
      Endereço: Estrada Santa Rita - Rio Preto Povoado João Honório, Santa Rita de Jacutinga MG
      Horário visitas: Todos os dias de 8 às 17 horas com guia. Cobra-se para entrar. Verifique os valores
      Telefones: (32) 3291-1400 - (24) 2442-5703

      Excluir
  23. Um lugar mágico! Passei a maior parte da minha infância lá, me alimentando dessa maravilha. As vezes podíamos sentir (e até escutar rs) a presença dos antigos... Agradeço aos deuses por ter vivido tudo isso.

    ResponderExcluir
  24. Visitei por duas vezes essa fazenda. Nas duas vezes me senti mal e saí com fortes dores de cabeça. Lugar sombrio e sinistro!

    ResponderExcluir
  25. COMO VISITAR A FAZENDA SANTA CLARA
    Endereço: Estrada Santa Rita - Rio Preto Povoado João Honório, Santa Rita de Jacutinga MG
    Horário visitas: Todos os dias de 8 às 17 horas com guia. Cobra-se para entrar. Verifique os valores
    Telefones: (32) 3291-1400 - (24) 2442-5703

    ResponderExcluir
  26. Já visitei essa fazenda,e realmente muito linda,mas confesso q a parte dos escravos deixa a gente imprecionada,com tanta crueldade.

    ResponderExcluir
  27. Linda será que tem excursão sainda daqui de São Paulo ?

    ResponderExcluir
  28. Jóia da arquitetura colonial e símbolo da história social sombria do Brasil.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores