Conheça Tiradentes/MG

História de Tiradentes

Uma das cidades mais importantes de Minas Gerais, Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José.
Durante todo o século XVIII, a cidade que era chamada na época de Vila de São José viveu de exploração de ouro, sendo um dos mais importantes centros produtores de Minas Gerais. Mesmo após tanto tempo, a cidade ainda possui excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII.
ladeiras_tiradentes_mg
ladeiras_tiradentes_mg (5)
A partir de 1889, a cidade passou a se chamar Tiradentes, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier. Hoje, a maior fonte de renda da cidade é o turismo, tendo em vista que o conjunto arquitetônico colonial da cidade está muito bem preservado, quase inalterado.
A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 pelo IPHAN.

Como chegar


Para chegar até Tiradentes a partir de Belo Horizonte, pegue a BR040 até o Trevo para Murtinho, que fica 5km após passar por Congonhas, e então você passará pelas cidades de Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada e chegará até São João Del Rey. De São João até Tiradentes são 12km.
Fotografia de Wanderson Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário