segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Conheça Sapucai-Mirim

Compartilhe:



Sapucaí-Mirim (na foto acima de Arnaldo Silva) é uma pequena e pacata cidade do Sul de Minas. Sua população recenseada pelo IBGE em 2017 é de 6.850 habitantes. Sapucaí-mirim, primeiramente denominada Santana do Paraíso e, posteriormente, Sant'Ana do Sapucaí-Mirim, deve a sua origem à penetração dos antigos bandeirantes em busca de minérios na região de Minas Gerais.O município está situado no vale do rio Sapucaí-Mirim, o qual lhe empresta o nome, e onde se localizam suas nascentes sendo emancipada de Paraisópolis em 17 de dezembro de 1937.


"Sapucaí-mirim" é um termo tupi que significa "pequena água de sapucaia", através da junção dos termos ïasapuka'i ("sapucaia"), 'y ("água") e mirim ("pequeno")
Geografia
Seus limites são Gonçalves a norte, São Bento do Sapucaí (SP) a nordeste, Santo Antônio do Pinhal (SP) a sudeste, Monteiro Lobato (SP) a sul, São José dos Campos (SP) a sudoeste e Camanducaia a oeste.
Sapucaí-Mirim (na foto acima de Arlene Teixeira) tem a curiosidade de ser, na prática, quase um exclave* de Minas Gerais no estado de São Paulo. A menos que se faça uso de algumas estradas vicinais de difícil acesso e tráfego, em péssimo estado na época das chuvas e que fazem a ligação com Camanducaia e Gonçalves, não é possível chegar ao município partindo de qualquer outro ponto de Minas Gerais sem passar por território paulista. Da mesma forma, o principal e mais curto caminho rodoviário da capital de São Paulo à cidade paulista de São Bento do Sapucaí passa por Sapucaí-Mirim, e portanto através de território mineiro. Esta é uma situação semelhante às regiões austríacas de Kleinwalsertal e Jungholz, que só podem ser acessadas por terra a partir da Alemanha, embora ao contrário destas, no caso de Sapucaí-Mirim o acesso rodoviário direto exista - apenas é bem pouco confortável e impraticável em muitos casos. (Fonte das informações:Wikipedia)

*Exclave: Em geografia política, um enclave é um território com distinções políticas, sociais e/ou culturais cujas fronteiras geográficas ficam inteiramente dentro dos limites de um outro território.Pode ser simultaneamente um exclave caso seja um território legal ou politicamente ligado a outro território do qual não é fisicamente contíguo. Por sua vez, um exclave pode também ser ou não um enclave.

Nenhum comentário:
Faça também comentários