Por que as antigas mesas mineiras tinham uma grande gaveta ?




Você sabe porque as antigas mesas mineiras tinha uma enorme gaveta ?


Ao contrário do que se pensa, tal história não tem nenhuma relação "sovinice","misereza"ou"mesquinhez" e simplesmente acontecia ao medo de delação a Inquisição Portuguesa.

Em meados do século XVII e XVIII os cristãos novos, ou seja, os judeus aqui chegaram e seus descentes "convertidos" ao cristianismo em Portugal em 1492, fato também ocorrido com índios e escravos, parte triste da história do Brasil e do mundo.

Muitas tradições judaicas podem ser observadas no povo mineiro, mas vamos saber por que da mesa com gaveta.

Fotografia de Sérgio Mourão/Encantos de Minas 

Os "Cristãos-Novos", ou seja, Judeus que chegaram após o descobrimento utilizava-se desse método para esconder a comida quando chega visita: esse costume, conhecido dos mineiros e relacionado à sovinice, tem outra raiz. É o costume que tinham os cristãos-novos e que passou aos seus descendentes, de guardar a comida que estavam comendo quando chegava um visitante – normalmente um cristão-velho. Para isso, as mesas da copa tinham gavetas.

A raiz desse costume é que muitos cristãos-novos, apesar do batismo forçado, continuavam praticando secretamente a sua religião. E no judaísmo, a comida deve ser kasher, ou seja, a comida recomendada pela Torah, na qual existem alimentos proibidos aos judeus – Levíticos 11 – como, por exemplo, a carne de porco, peixe sem escama, etc.

Dentro desse preceito, há receitas tipicamente judaicas. E se um cristão-velho chegasse de repente à casa e visse essa comida típica, fatalmente o cristão-novo seria reconhecido e denunciado. Por isso, eles guardavam o que estavam comendo nas gavetas, e ofereciam outra coisa ao visitante, como o queijo minas, por exemplo. Esta é a raiz desse costume, que muitos mineiros até brincam a respeito, mas que não está relacionado à sovinice e sim ao medo da delação.

Dentre tantas histórias de nossa Minas Gerais, o povo antigo de Mariana tinha o apelido de gaveteiro concidência ?

Fonte de pesquisa: http://anussim.org.br/a-influencia-dos-judeus-cristaos-novos-na-cultura-mineira/

5 comentários:

  1. Legal assim sobrava mais comida boa 😁

    ResponderExcluir
  2. Sugere que possamos ser dessedentes de judeus, em nossa região é muito tipa essas mesas em fazendas, interessante gostei da matéria!

    ResponderExcluir

  3. Só não entendi "...parte triste da historia do Brasil e do mundo."
    Pq seria triste conhecer a verdade?
    Matéria interessaste, mais muito voltada ao movimento anticristianista, pois se baseia na visão niilista do Cristianismo.
    Só faltou no final um viva Zaratustra.
    Ou "Assim Falou Zaratustra"

    ResponderExcluir
  4. Sei não ... na minha casa servia só para guardar os talheres mesmo ...

    ResponderExcluir
  5. Na casa de meus pais existia essa mesa, mas somente se guardava nela os talheres e isso era o bastante para enchê-la. Não dava para empurrar pratos e outras vasilhas com alimentos que eram servidos para dentro dela. A história de Sabará eu conhecia, mas sempre a considerei como lenda.

    ResponderExcluir