terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Conheça Poços de Caldas

Compartilhe:

Poços de Caldas (na foto acima de Luis Gustavo Borges) está localizado na região Sul de Minas. Segundo estimativa do IBGE em 2017 era que o município contava com 166.085 habitantes, sendo o 15º município mais populoso do Estado e a 6ª Melhor Cidade Minas Gerais para se viver, segundo o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) 2013.
Parte considerável das atividades econômicas do município gira em torno do turismo, graças à fama de suas fontes de águas minerais usadas em diversas terapias.(foto acima da Avenida João Pinheiro, de autoria de Marcos Corrêa) Por estar a 260 km do município de São Paulo e a 169 km de Campinas (às quais se liga por estradas em boa parte de pista dupla) e ainda a 468 km de Belo Horizonte e 470 km do município de Rio de Janeiro, o fluxo de turistas oriundos destes grandes centros é expressivo, e ajuda a movimentar o comércio local e ainda a produção de doces artesanais e de objetos decorativos em vidro fundido que lembram os de Murano, na Itália.
O município de Poços de Caldas foi tema do samba-enredo 2006 da Escola de Samba Beija-flor do Rio de Janeiro. (foto ao lado do Centro da cidade, de autoria de Giuliano Novais) O município já foi cenário para a novela Rosa dos Ventos em 1973, a novela Livre para Voar em 1984, e em 2014 foi usada para gravação da novela das sete Alto Astral, todas da Rede Globo de Televisão. Esta última, se passava na cidade fictícia de Nova Alvorada, mas as imagens foram gravadas em Poços de Caldas, Pedra Azul (ES) e no Projac.
Como um dos atrativos culturais de Poços de Caldas, temos a Banda Municipal Maestro Azevedo, tombada em 2005 como patrimônio artístico cultural do município, a banda faz suas apresentações dominicais desde o ano de 1914 no Coreto da Praça.
 O turismo de eventos também atrai turistas, com destaque para a Sinfonia das Águas, Festa UAI, Feira Nacional do Livro, Flipoços, Julho Fest, Festival Música nas Montanhas, Jazz & Blues Festival e Enaf. (na foto acima o Cassino Palace e na foto abaixo a Represa Bortolan)
A cidade ainda tem uma sede do Instituto Moreira Salles, onde acontecem exposições artísticas e exibição de filmes com aceitação pela crítica especializada. (Fonte das Informações: Wikipédia)

Nenhum comentário:
Faça também comentários