Parque das Águas de Araxá/MG

Localizada dentro do Grande Hotel de Araxá, as Termas de Araxá são um convite ao relaxamento. Elas ficaram famosas por causa de Dona Beija, moradora de Araxá no século XIX, que encantava por sua beleza e o motivo seriam os banhos nas águas e na lama do Barreiro, região onde o Grande Hotel foi construído.

Parque das Águas de Araxá, no Alto Paranaíba e o Grande Hotel do Barreiro. 
 Entrada do Grande Hotel de Araxá. Fotografia de Arnaldo Silva 

A história levou à pesquisas que foram comprovadas as propriedades medicinais das águas. As famosas termas funcionam hoje como um verdadeiro spa, oferecendo, além dos banhos terapêuticos de águas sulfurosa, radioativa e de lama, diversos tipos de massagens, acupuntura, sauna, duchas e um espaço denominado Mandala das Termas, onde é possível relaxar, meditar, praticar ioga, pilates e alongamentos oferecidos aos hóspedes.

 Mandala das Termas de Araxá. Fotografia de Arnaldo Silva

Ali a dica é deitar e contemplar o teto do centro do salão, nele há um vitral que remete a história do barreiro, do banho tomado pelos os gregos até a atualidade.
Nave das Termas do grande Hotel. Fotografia de Arnaldo Silva 

Há várias opções de banhos e tratamentos estéticos, todos eles com acompanhamento de um profissional. Menos o uso da piscina emanatória com água radioativa, sem adição de produtos químicos, aquecida a 37 graus proporciona um efeito relaxante, só a uma orientação do tempo que se deve ficar imerso na água e em repouso fora dela.
 Fonte Dona Beija no Parque das Águas. Fotografia de Arnaldo Silva

Os hóspedes do Grande Hotel podem usufruir dos serviços oferecidos pelas Termas, mediante o pagamento de taxas específicas, exceto a ducha escocesa e a sauna que são gratuitas. Tomamos a ducha escocesa duas vezes e é impressionante a força da água.  O banho consiste em jatos de água fria e quente, em um processo hidroterápico usado há quase 200 anos. Indicado para combater dores musculares, problemas de circulação e obesidade.
Corredor do Grande Hotel de Araxá. Fotografia de Arnaldo Silva

São vários os tipos de banhos individuais, massagens e rituais.  Veja alguns tipos de banho:


Banho radioativo simples: Com efeito revigorante a água aquecida a 37ºC melhora a circulação sanguínea.
Banhos sulfurosos simples: Também aquecida a 37ºC tem efeito cicatrizante, antiestresse e relaxante.

Banho radioativo ou sulfuroso com hidromassagem: Além das propriedades de cada banho já citado, neste banho é possível acrescentar essência de alecrim e espuma para limpar e hidratar a pele. Ideal para dores musculares.

Banhos de pérola: Com as bolhas de ar fazendo uma massagem relaxante por todo o corpo, no fundo da banheira um estrado de madeira distribui um jato de ar comprimido que agita a água.

Banho de mel com hidromassagem: Misturado com a água sulfurosa, o mel tem efeito hidratante.

Banho de aveia: Permite uma hidratação profunda na pele com efeito levemente esfoliante.

Banho de pétalas: Um dos mais procurados é outro banho que tem efeito relaxante, antiestresse e hidratante. Preparado com óleos aromáticos, pétalas de rosas e outras flores misturadas à água sulfurosa.

Banho de ervas: Uma mistura de camomila e lavanda produz um efeito relaxante e hidratante, limpando a pele.

Banho de lama: Recomendado no tratamento de reumatismo, artrite, artrose e dores musculares, ele não é recomendado para pessoas com pressão baixa. É um banho mais demorado e composto por quatro partes. Nos primeiros 20 minutos fica-se mergulhando em uma banheira com lama mineral e água sulfurosa; depois passa-se por uma ducha de cinco minutos e uma massagem energética de 10 minutos. Para finalizar um repouso de 15 minutos.
Lago do Grande Hotel do Barreiro. Fotografia de Arnaldo Silva


Ao redor do hotel, o Parque Complexo do Barreiro reúne jardins, um lago, piscinas e quadras esportivas. Os visitantes ainda podem fazer trilhas pelos bosques ou passeios de bicicleta e charrete. Duas fontes são as atrações principais do complexo: a Fonte Dona Beja, de água radioativa, e a Fonte Andrade Júnior, com águas sulfurosas.
Se possível, aproveite pelo menos um dos serviços de massagens relaxantes ou de banhos que são oferecidos, vale muito a pena! Voltamos um tanto relaxados e revigorados, uma experiência maravilhosa! Fomos embora querendo voltar!
Localização | ContatosRua Águas do Araxá, s/ nº
Barreiro – Araxá/MG
Telefone: (34) 3669-7000
Site: www.tauaresorts.com.br/araxa/termas
Fonte:http://aventure-se.com/2014/05/31/termas-de-araxa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário