Conheça Moema: a terra Doce de Minas

Vista aérea do Centro de Moema, Centro Oeste de Minas. Fotografia de Arnaldo Silva

História

As primeiras povoações da região que hoje compõe o município de Moema foram provavelmente de "Negros Forros", fugindo do imposto da Capitação. A sesmaria do Ribeirão de Santo Antônio foi a primeira demarcação oficial de terras na região, feita em 16 de julho de 1767 . O povoado do "Doce", que posteriormente formaria o município de Moema, tem em suas origens dois personagens principais: Manoel da Costa Gontijo e Pedro Ferreira da Silva, que foram os dois primeiros brancos a fixar residência no povoado . A Existência de negrosvivendo no povoado anteriormente à chegada desses dois senhores brancos é provável, mas não existem registros históricos a respeito.
Pedro Ferreira da Silva Junior era neto de Manoel da Costa Gontijo e filho de Pedro Ferreira da Silva, e foi na sua parcela das terras herdadas do avô, com o falecimento de seu pai em 1875, que ele plantou a cruz-semente do povoado do Doce. Na sua fundação, o povoado era habitado pelos descendentes de Manoel da Costa Gontijo e suas famílias, sendo esta sua família a origem então do povoado do Doce, que depois viria a ser o município de Moema. É o cruzeiro plantado por Pedro Ferreira da Silva Junior na época da proclamação da república que marca, segundo a tradição, a fundação do povoado.
A Primeira capela do Doce foi uma doação de Pedro Ferreira da Silva Junior para o então padre de Bom Despacho, Pe. Nicolau Ângelo Del Duca, por volta do ano de 1900, com a condição de ter São Pedro comopadroeiro. Finda a construção do altar da capela por Irineu Ferreira da Silva, vindo de Pitangui para tal construção, o povoado começou a crescer em volta dela, com lojas se instalando, e a construção de um grupo escolar, iniciada em 1918 pelo mesmo Irineu Ferreira da Silva, em terras doadas pela família de Pedro Ferreira da Silva Junior.

A Presença Negra no Doce
A presença de negros no início do povoado do Doce era marcante, como se pode ver ainda hoje nos traços físicos dos habitantes de Moema. A esposa de Pedro Ferreira da Silva Junior, Generosa Dionízio Pereira, era ela mesma negra, deixando traços nos fundadores do povoado e, até hoje, em alguns descendentes que habitam a região.

Elevação a Distrito

Seguindo um movimento popular, em 1923, o povoado do Doce foi elevado a Distrito de Bom Despacho, adotando então o nome de Moema
Cquote1.svg...sem qualquer razão conhecida, a não ser de ordem literária, para o nome da conhecida personagem da história de Caramuru.Cquote2.svg
Agora com a elevação a Distrito e com o crescimento populacional, Moema precisava de uma igreja própria. Assim, em 1926, Manoel Pinto iniciou a construção da nova igreja, demolindo a capelinha original, que ficava no mesmo local. A igreja, hoje conhecida como "Igrejinha de São Pedro", teve suas obras terminadas em1931.
Em 1937 o conselho municipal, por inciativa de José Etelvino, decide pela construção da Igreja Matriz. Foi João Ferreira Assunção—filho de Irineu Ferreira da Silva, que havia construído a capela—quem ficou encarregado da construção da igreja. João Irineu, como era conhecido, tinha se fixado em Moema em 1931, onde mantinha um comércio e fora nomeado Juiz de Paz. Em 1945 quando teve de se mudar de Moema, João Irineu passou os trabalhos da igreja para a responsabilidade de Pedro Indalécio. Mesmo permanecendo pouco tempo em Moema, João Irineu, assim como seu pai, são pessoas sempre lembradas pelas suas obras na cidade de Moema.
Fotografia de Alisson Gontijo
O Município de Moema
Desmembrado do município de Bom Despacho, o município de Moema foi emancipado em 12 de dezembrode 1953.
Seu primeiro prefeito, nomeado para mandato provisório, foi o Dr. Fernando Xavier de Queiroz, que administrou o município desde sua instalação, em 1 de Janeirode 1954 até o dia 30 de Janeiro de 1955.
O primeiro prefeito eleito foi o Sr. Pedro Ferreira da Silva, o Doca, que geriu o município de 31 de Janeiro de 1955 a 30 de Janeiro de 1959.
Após, foram eleitos e exerceram o cargo de prefeito:
Em 7 Outubro de 2012 Julvan Rezende Araujo Lacerda foi eleito com 3204 votos e tomou posse no dia 1 de janeiro de 2013.

Geografia

Sua população, segundo estimativa de 2005, era de 7.145 habitantes.
Localizado na região do Alto São Francisco, tem a área 202,663 km².

Economia

economia da cidade está baseada na agricultura e pecuária, sendo que na década de 1990 grande parte da população passou a trabalhar com venda ambulante, o que resultou na criação da pequenas indústrias.
Fotografia de Alisson Gontijo

Turismo

Moema realiza anualmente a Festa de Nossa Senhora do Rosário, também chamada Festa do Reinado e a Festa do Cavalo. O Congado com seus "cortes" e instrumentos africanos tradicionais são a principal tradição dessas festividades, que atraem pessoas de toda a região. Esta festa que é sempre realizada na última semana de julho tem características próprias com comidas típicas, barracas e shows.
A cidade é banhada pelo Rio São Francisco, Ribeirão Santa Luzia, Ribeirão Santo Antônio, Córrego dos Machados, Rio Jacaré, Ribeirão Santo Antônio. Além deles, possui também belíssimas lagoas, como as Lagoa Grande, Lagoa das Piranhas, Lagoa dos Peixes, Lagoa Criminosa, Lagoa Mariana e Lagoa Comprida. Nelas o turista poderá contemplar a natureza e sentir verdadeiramente livre das preocupações e vida agitada do cotidiano.
Fotografia de Alisson Gontijo

Referências

  1. ↑ Ir para: Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. Ir para cima IBGE (10 out. 2002). Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Ir para cima Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ir para cima  Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ Ir para:Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.
  6. Ir para cima Obs.: Antônio Rodrigues da Rocha, o primeiro sesmeiro da região, conquistador dos quilombos em 1758, demarcou legalmente as terras, viveu nelas e as cultivou por bastante tempo; porém, simplemente "despareceu" por volta de 1780/1790, havendo indícios de que poderia ter sido morto ou expulso por facínoras ligados a Inácio de Oliveira Campos, marido da lendária Joaquina do Pompéu.
  7. Ir para cima Obs.: Os primeiros brancos a fixarem residência na região foram Antonio Rodrigues da Rocha (por cerca de 30 anos) e Domingos Gonçaves Viana, de Bom Despacho. O capitão Manoel da Costa Gontijo só chega à região por volta de 1793/1795.
  8. Ir para cima Obs.: Existem sim. Existe farta documentação, a exemplo dos próprios autos de demarcação da Sesmaria do Ribeirão de Santo Antoniio, de Antonio Rodrigues da Rocha. Estes documentos (cópias reprográficas dos autos manuscritos - 1758 a 1768) haviam sido extraviados na gestão dos prefeitos anteriores - Júlio Lacerda e José Geraldo, afirma o doador do acervo, Tarcísio José Martins. Felizmente, foram localizados, segundo notícias recebidas pelo historiador, ao final do primeiro mandato do prefeito Marcelo. Portanto, os povoadores pioneiros da região foram os quilombolas que tinham seus Quilombos no Espinho, no Calambau e do córrego do Quilombo, este, divisa com a atual Bom Despacho. Essas toponímias resistiram a tudo e ainda dão nomes aos mesmos locais que marcam a presença negra quilombola nos primórdios setecentistas de Moema e Bom Despacho.
  9. Ir para cima Enciclopédia dos Municípios Brasileiros in Martins, Tárcísio José. Moema - As Origens do Povoado do Doce,http://www.mgquilombo.com.br/ziplivros/moema.pdf, 20 de janeiro de 2007
Fernando Ferreira Vaz, bisneto de Pedro Ferreira da Silva Junior, conta que quem fundou a Primeira Festa de Congado na cidade de Moema -MG, foi sua avó Dona Horizontina, nora de Pedro Ferreira da Silva Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário