quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Minas é o maior produtor de morangos do Brasil

Minas Gerais é responsável por 65% da produção de morangos do Brasil, seguido pelos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. A produção da fruta se concentra basicamente no Sul de Minas com cerca de 1500 hectares plantados, produzindo cerca de 65 mil toneladas de morangos por ano.

No Estado, o morangueiro foi introduzido no município de Cambuí, no Vale do Peixe, por volta de 1958, como alternativa para os produtores de hortaliças. 

As primeiras mudas vieram de São Paulo. Hoje, ocorre na maioria dos municípios do extremo Sul do estado, na região da Mantiqueira, sendo Pouso Alegre e Estiva os maiores produtores do Estado. 
O município de Estiva-MG, localizado a 409km de Belo Horizonte, é um dos pioneiros na cultura do morango no Sul do Minas. A partir da experiência de Estiva MG, outros municípios do Sul de Minas começaram a plantar a fruta como Pouso Alegre, Bom Repouso (na foto acima de Jussan Lima), Espírito Santo do Dourado, Senador Amaral, dentre outras cidades. Barbacena, que fica no Campo das Vertentes também produz morangos que está se expandindo para outras cidades da região. 
No Youtube tem uma reportagem oficial do Governo de Minas sobre o tema: link: https://www.youtube.com/watch?v=LaHcBlofoKQ
Fonte: Embrapa / Riquezas de Minas. Créditos da foto: Pixabay

Nenhum comentário:
Faça também comentários