Conheça as belezas da Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho MG

Fotografia de Thales Vinícius
Distrito de Santana do Riacho, a Lapinha está localizada na região da Serra do Cipó e faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental) Morro da Pedreira, cinturão de proteção do Parque Nacional da Serra do Cipó. Integra o circuito da Estrada Real e está a 143 Km de Belo Horizonte. Alguns a chamam Lapinha da Serra, os moradores mais antigos Lapinha de Belém.
Fotografia de Marcos Amend
Na década de 80 surgiram os primeiros turistas (mochileiros) que passavam por lá para seguir até a Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro.
Fotografia de André Ladeira
No início da década de 90 o número de turistas já era considerável, aumentando ainda mais em 1999 quando foi aberta a estrada que liga Santana do Riacho à Lapinha, onde antes era praticamente impossível o tráfego de automóveis comuns.
Fotografia de Beto Cipoeiro
Desde então começaram a aparecer os primeiros problemas, como turistas acampando nas nascentes, às margens da represa, das cachoeiras e dos rios, deixando lixo, desordem e depredação ao meio ambiente. Assim, os moradores sentiram a necessidade de se organizarem para discutir e tentar resolver tais problemas.
Fotografia do Barbosa
Hoje não é mais permitido o acampamento nas nascentes, áreas de coleta de água, áreas públicas, facilitando a solução de vários problemas da comunidade.
 Fotografia do Barbosa

A Lapinha possui cerca de 300 habitantes que vivem da agricultura de subsistência e do turismo. Possuindo inúmeras belezas naturais, a região atrai visitantes para conhecer as cachoeiras, lagos, grutas, rios, picos, sítios arqueológicos, fauna, flora e o principal, as pessoas e a sua cultura local.
Fotografia do Barbosa

É tradição do povoado os festejos religiosos para comemorar o dia do padroeiro da Lapinha, “São Sebastião”, o dia de São Pedro, o dia de Santa Cruz, a festa de Nossa Senhora da Aparecida, a comemoração do mês de Maria e as festas juninas.

Fonte do texto:http://www.guiadalapinha.com.br/Main.aspx

Um comentário:

  1. Muito legal nossa Lapinha! e se por acaso vier conhecer, hospede-se conosco: https:
    //www.facebook.com/Casa-do-Bianchi-Morada-do-Vento-219832058086345/?ref=settings

    ResponderExcluir