Igreja de Santa Rita no Serro/MG

É o maior símbolo do Serro, localizada no alto da cidade, com fachada poligonal de inusitada composição, uma única torre central e um grande relógio, que pode ser visto por quase todos os moradores. Uma das mais antigas igrejas da localidade, construída provavelmente no início do século XVIII, em 1745 já se fazia referência a campanhas para sua ornamentação.
Internamente, tem interessantes recursos decorativos, como as falsas tribunas da nave (fazendo supor um segundo andar), paredes revestidas de bela pintura de marmorizados e motivos florais, além de talhas de boa qualidade. O acesso, para quem vai do centro da cidade, se dá por uma bela e longa escadaria de pedras, com 57 degraus largos (curiosamente conhecida por “escadinha”), que proporciona uma das paisagens coloniais mais bonitas e originais de Minas Gerais. Do alto da escadaria, à frente da igreja, uma bela vista panorâmica da cidade, com suas ruas, casarões e outras igrejas.
Ali se celebra, anualmente, a piedosa Festa de São Sebastião do Serro, o santo protetor do homem do campo. Não é amparada por medida direta de tombamento, mas está compreendida no acervo arquitetônico e paisagístico da cidade, tombado em conjunto.
Fotografias de Arnaldo Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário