Encantos de Botumirim

Vista parcial de Botumirim MG. Fotografia de Wilson Ferreira Santos
O município de Botumirim localiza-se no Norte de Minas continuação da Serra do Espinhaço, especificamente na Serra do Cantagalo. Vizinho do Parque Nacional das Sempre Vivas, o município é banhado por vários ribeirões e tem o Rio Itacambiruçu como principal fonte alimentadora de água e que também nutre a recente Usina Hidrelétrica de Irapé, inaugurada no ano de 2006.
Formações rochosas de Botumirim MG. Fotografia de Wilson Ferreira Santos
Nos dias de hoje a cidade possui uma economia em torno da atividade da silvicultura e possui belezas naturais ainda pouco tocadas. 
Fotografia de Wilson Ferreira SAntos
O clima tropical de altitude, as belas serras do entorno da cidade, o acolhimento de seus habitantes e as as festas típicas da cidade vêm atraindo turistas nos últimos anos. A ligação asfáltica, a exploração de silvicultura e construção da Usina de Irapé permitiu um certo desenvolvimento à cidade que possibilitou a fixação de seus habitantes e em alguns casos promoveu o retorno daqueles que migraram para os grandes centros urbanos. No dia primeiro de março do ano de 2013 a cidade comemorou 50 anos de existência e várias festividades aconteceram na cidade.
Rio do Peixe em Botumirim MG. Por Wilson Ferreira Santos 
Quando a sede pelo ouro foi diminuindo e a atividade mineradora perdendo a força, aqueles que antes estavam apenas em busca do precioso metal passaram a dedicar-se ao cultivo da terra, expandindo a área pastoril. Foi assim que começou o povoamento do município de Botumirim. Sob a proteção de São Gonçalo, construiu-se a primeira igreja, ao lado do cemitério paroquial. Nascia o povoado de Serrinha. Com o tempo, passa a Arraial das Formigas. Mais tarde, é elevado a distrito com o nome de Botumirim e, em 1962, emancipa-se, passando a município. 
Rio do Peixe. Fotografia de Wilson Ferreira Santos
Merece ser visitada em Botumirim a Cachoeira das Quatro Oitavas, a do Bananal e o Rio de Peixe que é uma das mais belas paisagens de Minas Gerais e um dos locais mais visitados por turistas que vão a Botumirim, devido a rara beleza do rio e sua paisagem com formações rochosas impressionantes.

Cachoeira as Quatro Oitavas em Botumirim/MG. Fotografia de Marcelo Santos

Rio de Peixe em Botumirim/MG. Fotografia de Eduardo Gomes

Areias branquíssimas formam praias artificiais as margens do Rio do Peixe. Foto de Wilson Ferreira Santos
Pinturas rupestres estão presentes em cavernas e grutas da região. Fotografia de Wilson Ferreira Santos
Sempre-vivas estão presentes na paisagem da região. Por Eduardo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário