quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Conheça a técnica de curar panela de Pedra Sabão.


As panelas de pedra e de barro são naturalmente porosas, por isso é necessário fazer a cura, para que os poros se fechem e não fiquem com vestígios de comida e também não rachem durante o uso. As vantagens desse tipo de panela é que elas retem o calor por muito mais tempo, não passam sabor para a comida e não liberam toxinas para o alimento. Além delas serem lindas! (foto acima de Chico do Vale)
A base na cura é basicamente óleo de calor. Antigamente ela era feita ao sol, durante 8 dias ela era exposta ao sol (já pincelada com óleo) e durante a noite era recolhida para não pegar o sereno. Mas nos dias de hoje sabemos que podemos fazer no forno, e por ultimo finalizamos com um banho de água.
Antes da cura
Como fazer a cura:

Ligue seu forno em fogo alto por 20 minutos. Pincele óleo (o melhor é azeite de oliva) em toda a sua panela, por dentro, fora, em cima, embaixo, na tampa, todinha!
Desligue o forno e coloque a sua panela la dentro com a tampa virada para dentro. Deixe lá até o forno e a panela esfriar. Você pode aproveitar que usará o forno para assar alguma coisa e depois colocar ela lá.
Faça isso por 3 dias consecutivos!
Quando for utilizar, encha a panela com água e leve para ferver na chama baixa ou média, quando levantar fervura desligue e deixe esfriar. Depois pode usar normal.
 Depois da cura
Cuidados especiais:

Não dê choque térmico (por exemplo jogar liquido frio dentro da panela quente).
Lave apenas com a parte amarela da esponja! Lembrando que é uma pedra e se usar a parte verde irá corroer a pedra e terá desgaste.
E para quem perguntou, outro tipo de panela que aconselho por também não passar toxinas para os alimentos são as de cerâmica!
Fonte: Amábile Kolenda - http://tofuncional.com/2014/05/01/como-curar-panela-de-pedra-sabao/

Nenhum comentário:
Faça também comentários