sábado, 16 de janeiro de 2016

6 lembranças inesquecíveis dos bons tempos de escola.

Relembrar é viver. Vamos relembrar coisas de nossa infância e adolescência na escola. Vale a pena recordar o que foi bom em nossas vidas.

1- Carteirinha de estudante. 
Nos anos 70 e 80, o único documento que os estudantes tinham era a Carteirinha da Escola. Continha todos os dados do aluno, endereço, nome dos pais, as notas dos bimestres e todo dia, na porta da escola, o aluno apresentava a carteira e o porteiro carimbava uma a uma com o carimbo Presente, Atrasado e se faltou, no dia seguinte, carimbava, Faltou. 
Tinha na Carteirinha também, espaço para anotações de infrações cometidas pelo aluno. Um tempo em que os alunos respeitavam a escola e principalmente seus professores

2 - Foto de 1º Ano. 
Existiam poucos fotógrafos antigamente. Se chamavam Retratistas. As recordações escolares se limitavam a fotos assim. Quem tem, possui uma relíquia. O retratista ia nas escolas, montava o cenário e vendia as fotos para os pais. Lembram?
3 - Cantar o Hino. 
Todos os dias, antes de irem para as salas de aulas, os alunos tinham que estar em fila no pátio, cantar o Hino Nacional e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria. Após isso, seguiam enfileirados e comportadinhos para a sala de aula, orientados pelos professores e monitores, que era sempre o aluno mais respeitado da sala.

4 - Sala de aula antigamente. 
Assim eram as mesas e assim eram as cadeiras. Detalhe: tudo era bem limpo e conservado. Todos zelavam por suas cadeiras e mesas

5 - Estojo. 
Ter um estojo desses era ostentação. Era uma alegria ter um desses na pasta.

6 - Tabuada. 
Pra aprender aritmética, tinha que ter uma Tabuada. Não tem um aluno antigamente que não tinha tabuadas. Lembram?


5 comentários:
Faça também comentários
  1. tem cidade em minas que ainda tem carteirinha, eu tive há 10 anos acredito que ainda tenha

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos, éramos felizes, amizades verdadeiras, sem brigas, respeito aos professores, uma bagunça era normal, bolinhas de papel voando na sala. kkkkk muita saudade desse tempo.

    ResponderExcluir