Carne de lata: iguaria mineira

Num tempo que refrigerador/geladeira era objeto de desejo dos mais pobres e mal existia energia nas comunidade rurais eis que a sabedoria da roça criou a carne de lata..

A carne de lata nada mais é do que carne de porco conservada na própria banha do animal. Essa carne é uma iguaria do interior de Minas Gerais.

Todos sabem que a carne estraga rapidamente quando está fora da refrigeração e que geladeira antigamente era um artigo de luxo, (lembro quando minha avó ganhou a sua primeira geladeira, que festa) então, como as pessoas mantinham as carnes? Foi a partir dessa necessidade, de preservar a carne para ser consumida por um longo período, que surgiu a ideia de conservá-la na banha dentro de lata.


Porém, como ela é preparada? Todo o processo leva de 10 a 12 horas, utilizando o modo tradicional, que é matar o porco, limpar e desossar a carne, separada em “carne de osso” (costela e dorso), lombo e pernil. A gordura do animal é retirada e frita, tornando-se banha, na qual os pedaços de carne são fritos, por cerca de 3 horas em fogo de lenha até retirar toda a sua água. Logo após o cozimento, a carne é conservada junto com a banha em latas e armazenada em local fresco.


O sabor dessa carne é único. Só as pessoas que já provaram sabem do que estou falando. Entretanto, quem quiser fazer em casa, é possível, basta adaptar a receita. Para cada kg de carne de porco, frite o mesmo tanto de barriga de porco e reserve a banha. Tempere a carne a gosto e deixe descansar por cera de 3 horas. Frite a carne na banha até ficar cozida. Deixe esfriar e coloque em uma vasilha. Como a água não é toda retirada da carne, é preciso mantê-la na geladeira, para não estragar. Agora é só convidar os amigos.

Fonte: http://chicaoonline.blogspot.com.br/
Arte: Prosa de Minas

2 comentários:

  1. - CONVIDAR AMIGOS PRÁ COMER MINHA CARNE DE LATA ? NEM PENSAR VELHÃO , AINDA MAIS COM O PREÇO DA CARNE NAS ALTURAS !

    ResponderExcluir
  2. Gente!Eu é muita coincidência eu estava me lembrando hoje dessa carne que eu comia na casa da minha avó quando criança, e pensei em procurar na net pra ver como fazer, e quando abro meu facebook está lá a receita!!! Muito obrigado!!! Por dividir com a gente essa maravilhosa receita! Ah lembro que minha avó conservava na gordura também carne Bovina. Delicia!!

    ResponderExcluir